Já podemos dizer que somos companheiros, pois vocês estão embarcando conosco nesta viagem no mundo desse povo que aprendemos a amar e respeitar que é o Indígena! Vamos aprender mais sobre os curumins?
Você sabe o que significa Curumim? 5 segundos para pensar: 5,4,3,2,1... Acabou!
Curumim significa CRIANÇA, na língua dos índios, e hoje vamos aprender mais sobre elas!
Como já dissemos as crianças são também conhecidas como curumins, elas aprendem muito com os adultos, e estão sempre em sua companhia. Elas observam tudo o que eles fazem ou falam, assim aprendem a se comportar e se relacionar com sua família e todo o grupo.
Além de ajudarem bastante os adultos na caça, pesca, confecção de cestos, vasos e pintura dos corpos, elas também brincam muito, tomam banho de rio, brincam de pião, peteca, jogos com sementes, dobraduras, bonecas…
Cada brincadeira é um jeito de aprender uma habilidade que será importante no futuro.
A brincadeira é uma forma das crianças aprenderem e aprimorarem as técnicas necessárias para realizar tais atividades.
Alguns vão à escola, dependendo da aldeia em que vivem.
Os mais velhos contam histórias a seus curumins, fazem festa tradicionais onde os pequenos participam e aprendem bastante sobre sua cultura.
Os adultos produzem arco e flecha em tamanho menor para que os pequenos se acostumem a manusear essas ferramentas, para que no momento em que se tornarem adultos, possam praticar a caça.
E aí? Já reparou o que você tem em comum com as crianças indígenas? Elas gostam de brincar que nem você, e também gostam de ficar bem pertinho dos adultos, e muitas delas já vão à escola. Ah! E elas adoram que os mais velhos contem histórias, igualzinho a você!!! Viu?! Muitas vezes mesmo sendo criados com costumes diferentes podemos ter muitas coisas em comuns com outras pessoas, e nem sempre o diferente é o ruim ou errado, é apenas DIFERENTE.
Vamos ver fotos de crianças indígenas para conhecermos suas características físicas e também um pouco de como se relacionam.
E você curumim, conhece algum adulto ou criança indígena?
Espero que tenha gostado!
Abraço e até mais!
Bibliografia: https://pibmirim. socioambiental.org/como-vivem/ aprender
Imagens: Google Imagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comenta, vai!! Vamos adorar!