domingo, 19 de junho de 2016

Cocar de Índio - História


Olá, gente boa!


Você vai aprender o significado do uso do cocar pelo Índio, afinal, não basta apenas aprendermos a fazer e brincar... aprender brincando é muito mais legal! Para o Índio o cocar tem um significado muito importante e especial!



Os cocares fazem a cabeça dos indígenas. Mas longe de mero objeto de adorno, estes enfeites têm significados especiais. Cada tribo tem o seu, mas uma regra é geral: os maiores e mais vistosos devem enfeitar as cabeças de curandeiros e caciques.  Tekoha Añetete, em Diamante dOeste.

“É um sinal de responsabilidade”, afirmou o cacique da tribo Kaiowá, de Dourados (MS), Getúlio de Oliveira (Kei Potuvera, no nome indígena). “Somente os caciques podem usar”. O cocar é feito com penas de araras, papagaios e outros pássaros nativos. Mas também podem ser feitos com aves “de chão”, como galinhas e emas.



Mulheres também usam cocar.




"É feito de pena de papagaio, porque para nós o papagaio é um animal que fala, é quase humano". Elpídio Pires 


As penas do cocar também estão na cabeça dos curandeiros, como o Alcindo Romero (Ava Veraju Yuayrendyju), dos kaiowá da cidade de Tucuru (também Mato Grosso do Sul, o estado é o que mais tem índios guaranis). Ele explica que o cocar kaiowá tem uma armação feita em bambu que só esta tribo usa.


Kei Potuvera, Ava Veraju Yuayrendyju e Ava Ruvicha. Colares entre caciques e curandeiros.



http://jie.itaipu.gov.br/node/42476
Sinal de autoridade: cocar do cacique deve ter as penas apontadas para cima.


Beijinhos!

Fonte: http://jie.itaipu.gov.br/node/42476

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta, vai!! Vamos adorar!