sexta-feira, 17 de junho de 2016

O Curupira - A lenda indígena!

Oie galerinha linda!


Espero que estejam tudo bem com vocês e que estejam acompanhando as histórias que separamos no nosso blog para você conhecer sobre o índio!!

Hoje você vai aprender sobre a lenda do Curupira, muito conhecida por todos brasileiros não indígenas e repassada de geração em geração entre os índios!

Venha conosco!!




O Curupira é um jovem menino de estatura baixa, cabelos avermelhados da cor do fogo e seus pés são voltados para trás. Ele é um jovem muito esperto!
Ele protege as árvores, plantas e animais das florestas e luta contra todos aqueles que querem destruí-la (caçadores, lenhadores, pessoas que jogam lixo na mata).
Para assustar essas pessoas e fazer com que eles resolva ir logo embora, o Curupira emite sons e assobios agudos, bem altos. Outra tática que ele usa é deixar suas pegadas no chão, o que confunde todos,  já que seus pés são virados para trás. Então, quem vê suas pegadas no chão,  acaba indo na direção errada. Que esperto, né? Ah, o Curupira é muito rápido, sendo quase impossível um ser humano conseguir alcançá-lo !

Ele adora descansar nas sombras das mangueiras. Dizem que ele gosta de levar as crianças pequenas para morar com ele nas matas e só depois de 7 anos ele entrega as crianças novamente para seus pais,.. Deve ser para ele não ficar sozinho na mata!

Ele ainda tem o dom de encantar e iludir, e assim, deixa aqueles que estão na mata confusos e perdidos.  o Curupira fica só olhando e se divertindo!! Que levado!!


Agora que você já aprendeu espalhe a história do Curupira para os amigos. Eles irão adorar!!



Para um texto mais acadêmico: http://www.suapesquisa.com/musicacultura/curupira.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta, vai!! Vamos adorar!