segunda-feira, 20 de junho de 2016

O Boto - A lenda indígena!


Olá povo lindo!

Como estão? Espero que esteja tudo bem com vocês. Aqui no RJ está um tempinho gostoso, nem muito calor e nem muito frio. Mas vamos continuar falando sobre o assunto a que se esse blog se destina...rsrs!
 Hoje vamos contar A lenda do Boto!! E vamos compartilhar um vídeo animado bem legal para você entender melhor essa história tão legal.





A história
O Boto é o mais importante habitante encantado do rio Amazonas. Nas altas horas da noite, propriamente à meia noite ele se transforma em gente.
Anda em cima dos paus das beiradas do rio, de preferência sobre os buritizeiros tombados nas margens.
Veste roupa branca e usa um chapéu branco para ocultar uma abertura no alto da cabeça por onde sai um forte cheiro de peixe e hálito de maresia. Ele aparece nas noites de festas juninas tão elegante que encanta e seduz as donzelas. Dança a noite toda com as mais jovens e mais bonitas da festa. Sai com elas para passear e antes da madrugada pula na água e volta à forma primitiva de peixe, deixando as moças sempre grávidas.
Além de sedutor e fecundador é conhecido também como o pai das crianças de paternidade desconhecida, pois as mães solteiras o acusam de ser o pai de suas crianças.
O Boto-homem é "perito" em mulheres, sente o cheiro feminino a grandes distâncias. Para evitar que ele apareça esfrega-se alho na canoa, nos portos e nos lugares onde ele gosta de aparecer, geralmente os pais que colocam para que ele não enfeitice suas filhas inocentes.
O boto cor-de-rosa é considerado amigo dos pescadores da região amazônica. De acordo com a lenda, ele ajuda os pescadores durante a pesca, além de conduzir em segurança as canoas durante tempestades. O boto também ajuda a salvar pessoas que estão se afogando, tirando-as do rio.




Sapequinha esse Boto-Homem não?! rsrs!
Eu adorei a história, e mas ainda em saber que o Boto ajuda os pescadores!

Beijinhos e até a próxima.


Fonte: 
http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar./index.php?option=com_content&view=article&id=308&Itemid=1
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/lenda_boto.htm

Um comentário:

  1. É maravilhosa a dedicação de vocês! Estou encantada com tudo!
    Parabéns!
    Um abraço,
    Alba

    ResponderExcluir

Comenta, vai!! Vamos adorar!