terça-feira, 7 de junho de 2016

Os índios e portugueses!

Olá,galerinha!!!



Queremos que vocês conheçam um pouco da história de como foi que os portugueses descobriram os índios aqui no Brasil, e como foi esse choque de culturas tão diferentes!!

Se você é responsável por uma criança, chame-o para assistir o vídeo e conte um pouco da história dos índios para ele! Lembre-se: nada como uma boa história para aquecer a alma e o coração!!





Os índios já viviam aqui no Brasil muito antes dos portugueses chegarem em nossas terras. Conta a história que os portugueses buscavam chegar nas Índias, onde encontravam especiarias muito valorizadas no comércio europeu. Uma outra teoria aponta que eles já sabiam deste continente ainda não explorado. Independente disso, sabemos que os portugueses vieram para cá buscando um lugar para explorar e levar riquezas para seu país. Eles não imaginavam que nosso país já estava habitado, mas ao perceber que os nativos eram os donos da terra, buscaram dominá-los, tornando-os escravos. Os índios não estavam acostumados a serem sujeitados por outros, pois eles viviam livres e eram donos de sua própria terra. Imaginem como foi ao encontrarem os brancos portugueses em suas terras?

O primeiro contato dos índios com os portugueses foi de descoberta e curiosidade,  apesar da desconfiança. Os portugueses possuíam muitos acessórios que os índios nunca tinham visto, como: espelho, pente, cordões e anéis. Eles ficaram encantados e por isso aceitaram trocar suas madeiras, especiarias e minérios por esses objetos. Mas, logo esses objetos já não eram mais novidade e os portugueses queriam cada vez mais madeira, o pau-brasil. O  choque começou a ocorrer. "O contato dos índios brasileiros com os portugueses foi extremamente prejudicial para os primeiros. Os índios foram enganados, explorados, escravizados e, em muitos casos, massacrados pelos portugueses. Perderam terras e foram forçados a abandonarem sua cultura em favor da europeia."

Os índios não foram fracos ao se deixar dominar pelos portugueses. Eles, na verdade, não tinham como lutar contra o poderio bélico que os portugueses possuíam. Os portugueses tinham uma coisa para se defender e que era muito poderosa e má, que os índios não conheciam: a arma de fogo! Vendo o índio que arma de fogo matava de forma tão rápida e certeira, foram se rendendo, subjugados. Dessa forma, ao longo das décadas, foi diminuindo a quantidade de índios e muitas tribos foram dizimadas. Mas ainda assim, existem muitos e muitos índios que lutam para não deixarem que sua cultura e seus costumes sejam esquecidos e perdidos pelo tempo! 

Hoje, a convivência entre os índios e o homem branco é bem melhor. Muitos já aprenderam a respeitar o índio, do jeito que ele é e vive. Mas muita coisa ainda precisa mudar.  E você, sabe respeitar as diferenças??



* Para um aprofundamento acadêmico da história, obtenha mais informações em http://pt.slideshare.net/Daltonjr/os-portugueses-e-os-primeiros-contatos-com-os-indigenas

Espero que tenham gostado, e até a próxima!!!

Bjs!!



Créditos:
Texto: Blog Pequeno Curumim
Bibliografia:https://centralcritica.files.wordpress.com/2013/03/portugueses-indios.png?w=400&h=140&crop=1
Imagem:https://centralcritica.files.wordpress.com/2013/03/portugueses-indios.png?w=400&h=140&crop=1
Vídeo: Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta, vai!! Vamos adorar!