sexta-feira, 17 de junho de 2016

Como fazer um chocalho de Índio!


Olá queridos!


Hoje vamos aprender fazer um chocalho parecido com os dos Índios, o chocalho é conhecido também por Maracá. Ela é constituída de forma simples mas tem grande importância em diversos rituais de muitas etnias, pois nele se tem o poder de fechar o corpo contra os espíritos ruins, para os Avá-Canoeiro por exemplo ela é de extrema necessidade no ritual de plantação, pois sem o som da maracá as plantas novas não crescem. Está presente também no rito de criação de uma etnia, onde sem o som proveniente das maracás o deus não conseguiria os encontrar acabando assim com todo o universo. Podemos então ver a força e a importância que esse instrumento tem. Ele é composto, na maioria das vezes, de uma cabaça preenchida com grãos ou sementes, qualquer coisa que ao balançar consiga fazer o som característico. 



Hoje aprendemos a confeccionar o chocalho de mão, porém os Índios também utilizam o chocalho de pés, esse também bem fácil de fazer, quem sabe em um próximo post não ensinamos! 



Com este chocalho que aprendeu a fazer, já dá para fazer uma cantoria bem bacana com os colegas, vamos lá deixe a criatividade e o espirito de liberdade tomar conta de você, vamos brincar de Índio!



Beijinhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta, vai!! Vamos adorar!